quinta-feira, 19 de maio de 2016

PNE sofre ameaça com a nomeação do novo Ministro da Educação?

O Ministério da Educação agora recebe sobrecarga, sem novo orçamento, com a redução de status da área cultural, haja vista que o Ministério da Cultura foi encolhido a secretaria do MEC. O ministro Mendonça Filho afirma que o PNE será sua prioridade. Afirma, também, que os programas e projetos serão mantidos. "O novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, assumiu a pasta na semana passada em meio a manifestações contrárias tanto no setor da Cultura quanto no da Educação. Em ambas as áreas, entidades se posicionaram contrárias ao impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Na Cultura, o descontentamento é ainda maior, com o temor de que o setor se perca na ampla agenda educacional.
A pasta já tem dois nomes confirmados, como secretária Executiva, Maria Helena Guimarães de Castro e como presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Ambas atuaram na Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB)."
Até o momento, segundo matérias na imprensa, de 18 de maio de 2016, houve medida cautelar suspensiva do Fies, Prouni e Pronatec. (leia a notícia aqui) para nove universidades, medida que antecedia a posse interina do vice-presidente Michel Temer na presidência. Porém, segundo a União Nacional dos Estudantes, a coordenação do MEC pelo partido DEM tende ao corte dos programas e projetos do MEC, e deixa em risco o cumprimento das metas do PNE (leia matéria aqui).



Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-05/dialogo-sera-matriz-principal-do-mec-diz-ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário