sexta-feira, 4 de novembro de 2016

9,5 mil visitas: algumas notas sobre o Blog, suas estatísticas agradecidas

Agradecimento e relatório informativo sobre o Blog em suas primeiras 9,5 mil visitas

por Jorge Atilio Silva Iulianelli

O Blog Observatório Fluminense do PNE 2014-2024 é parte de um conjunto de iniciativas do Grupo de Pesquisa Ética e PNE 2014-2024, da Linha de Pesquisa Política, Gestão e Formação de Educadores, do PPG Educação, UNESA. Atualmente há quatro pesquisas em curso, uma delas em estágio conclusivo, conduzidas pelos mestrandos do grupo. Em estágio conclusivo está uma dissertação de mestrado sobre a formação continuada em gênero educação e diversidade, a partir de entrevistas em profundidade com alguns dos concluintes da turma de 2014, que foi conduzida pelo Instituto de Psicologia da UFRJ. A autora da pesquisa é a Mestranda Christina Georgia Fernandes dos Santos. As outras três pesquisas, duas ainda em estágio intermediário, são sobre Gestão na Educação Superior: o caso da coordenação de cursos em IES privadas; Educação Inclusiva e Formação Continuada de Docentes: o caso do NAPNE do CP2; Educação Superior e Políticas de Avaliação: O caso da adequação das Escolas Médicas à DCN para o Curso de Medicina (Resolução CNE/CES 3 20 de junho de 2014) e ao Sinaes - esta última pesquisa em estágio inicial. As mesmas são, respectivamente, conduzidas por César Pinheiro, Marco Polo Pires e André Reis .

Parte das pesquisas se transformam em artigos, como o publicado na revista Educação e Cultura Contemporânea, sobre a Meta 15 - pode ser consultado aqui. Também houve a conclusão da pesquisa sobre Material Didático para EPT no Ensino Médio, conduzida pela Mestre em Educação Eliane Pereira - que brevemente estará disponível no repositório do PPGE/UNESA.

O objetivo do Blog é fazer um monitoramento do processo de implementação das 20 metas e 254 estratégias do Plano. Neste sentido, foram publicados artigos parciais de avaliação da efetivação do primeiro ano do plano (pode ser consultado aqui: Linha de Base do Inep; Avaliação TPE; Incompletudes, Incompletudes 2, Incompletudes 3; Inviabiliação do PNE).

Mais precisamente, o Blog tem o papel de monitorar a efetivação conflitiva do Plano Nacional de Educação por meio dos esforços das comunidades educacionais, suas relações com a sociedade civil e os governos estadual e municipais no Estado do Rio de Janeiro, e mais particularmente na região metropolitana do Estado. E em suas 117 postagens, realizadas até o momento, 17% são sobre o tema específico. Alguns elementos explicativos para isso:  houve neste período um conjunto de conflitos educacionais que mereceram especial atenção, de forma particular as lutas dos estudantes secundaristas (19%), bem como o acompanhamento dos processos de aprovação dos planos estaduais e municipais de outras regiões do Brasil.

As postagens que receberam o maior número de visitas neste primeiro conjunto de 9,5 mil visitas foram:

EntradaVisualizações de página
506
371
272
266
223

Segundo as informações estatísticas do próprio Blog, as visitas que têm sido recebidas neste período são provenientes das seguintes regiões:

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
7887
Estados Unidos
866
França
148
Portugal
94
Alemanha
84
Suíça
28
China
26
Espanha
21
Austrália
17
Rússia
15

Esperamos que o Observatório Fluminense do PNE 2014-2024 permaneça um serviço significativo para a comunidade de investigadores da Educação, para as comunidades educacionais, bem como para a sociedade civil. Brevemente será constituída uma Comissão Científica deste Observatório, o que deverá fortalecer ainda mais nossa capacidade investigativa e informativa.

Agradecemos profundamente o uso do Blog e instamos que emitam comentários com sugestões de pauta ou que oportunizem informações que não tenhamos coberto ainda.


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