sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pequeno relato do segundo dia do Seminário Desafios Políticos da Educação

O relato das apresentações das professoras Simone, Marta e Daniela, da Vila Cruzeiro, de Xandy MC e da profa. Rita Lima do PPGE UNESA, sobre as escolas em área de risco já está disponível. Clique aqui para ler.

Eis a letra do rap Pensando Diferente de Xandy MC

XandyMC – Pensando Diferente

[LETRA]
Dá licença, pra mim falar tudo aquilo que eu vejo
Coloquei em papel tudo aquilo que eu almejo
Prevejo certa revolta, mas não é isso que eu desejo
Pelejo, mas não fraquejo por isso mesmo que despejo

Informação que omitida pelo seu próprio sistema
Nos impedindo de pensar e viver dentro desse ecossistema
Deram caneta ao um favelado, criaram um grande problema
Preto e pobre no teu jogo porém livre de algemas

Inspiração dos ancestrais que pelo causa deram sua vida
Atitude que por mim jamais será esquecida
A luta continua até a missão ser bem sucedida
Nos livros da escola, parece que minha história ficou perdida

Com o passado não se brinca única coisa que quero é respeito
Sem efeito e maquiagem pra esconder teu preconceito
E diante da ignorância eu não vou ser mais sujeito
A minha cor e meu cabelo não me define um suspeito

Com conceito, repensei e assumi minhas responsabilidades
Separei minhas vontades das minhas necessidades
Minha prioridade é ajudar minha comunidade
Pra que a maioria roubada seja tratada com igualdade

É pura realidade e é obvio é notório
Chega ser contraditório, seu discurso promissório
Melhor sair do seu escritório e do seu mundinho ilusório
Satisfatório vai ser meu vizinho te atender num consultório

Sem emprego provisório, professor dos seus filhos e netos
Numa escola publica e de qualidade que é mais correto
Com ensino médio completo, comida, assistência e teto
Sem descaso e com atenção meu povo não era analfabeto

[REFRÃO ]
É tenso, penso em silencio frequentemente
Muita coisa é dita, mas pra mim não é convincente
Longe de mim querer ser ignorante
Mas separo o que acho fútil do que pra mim é importante


[LETRA]
Minha  favela é uma fabrica de monstro, que agora ninguém mais segura
Marginais criativos, ativos, trabalhando por amor cultura
Invadindo suas estruturas , proliferando loucura
Exemplo pra geração futura, não sofrer repressão ou tortura

Crescer pensante, saudável com um bom ensino fundamental
Diante do importante, rejeitar o superficial
Perante aqueles que nos definem e separam por classe social
Comparando o valor de um humano com o preço do real

Vê legal, se diz racial, banal, isso é pura alienação
Meu direito vira Turismo pra gerar mais corrupção
Favela não é um zoológico pra gringo fazer visitação
Aonde seu cartão de visita é exibido, porém pena que é tudo ilusão

Favela resiste, nos pacificar infelizmente não tem como
Sempre insiste, mas não vou ser submisso ao seu trono
Explorações que nos exploraram, com Cabral e o Colombo
Colono, chicote no lombo e genocídio no Quilombo

Distorção dos fatos, Globalmente televisionado
Cada relato, padronizado, editado e publicado
Pra ditador, te impor as regras te deixar controlado
Menor revoltado “Se eu não me enquadrado eu então te enquadro”

A saúde nesse estado e o Estado não se incomoda
Sem lazer, corte no transporte pra falsificação de nota
Imagina o que seduz, uma caneta ou uma pistola
Só que o destino conduz, corpo e mente em uma gaiola


Nenhum comentário:

Postar um comentário