O PNE é a mais recente
construção coletiva, suas metas são necessárias – ainda que se possa aprimorar
e mesmo reestruturar determinadas propostas. Parece, pois, necessário que
investiguemos os efeitos diretos do PNE para as estratégias de formação de
professores, em especial para a educação básica, para o qual existem os fóruns
estaduais permanentes para a formação docente. Neles as políticas educacionais
são monitoradas e encaminhadas no âmbito do estado. Além disso, há a construção
dos planos municipais de desenvolvimento educacional, que correlatamente
indicam os mecanismos de implementação no âmbito local dessas políticas. Como o
processo de formação de professores efetivamente
impacta e é impactado por essas instâncias e planos? Que aprendizagem comunicativa e orientações normativas comunicativas,
dialogáveis e universais, são (ou podem ser) geradas ou não com essa sinergia
(necessária)? Quais mecanismos de aprimoramento ético‑político,no âmbito da
educação inclusiva, promotora dos direitos humanos, geradoras de
comprometimento profissional com a melhoria das condições de trabalho e
assalariamento dos professores são (ou podem ser) gerados a partir do PNE? O
que significa, do ponto de vista ético, efetivamente, numa sociedade de classes,
como a brasileira, campeã em desigualdade socioeconômica, gerar processos de
formação de professores para uma boa
educação? Ao redor dessas questões se debruça este projeto de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário