quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Questões fundamentais da pesquisa "Ética e o PNE 2014-2024"

O PNE é a mais recente construção coletiva, suas metas são necessárias – ainda que se possa aprimorar e mesmo reestruturar determinadas propostas. Parece, pois, necessário que investiguemos os efeitos diretos do PNE para as estratégias de formação de professores, em especial para a educação básica, para o qual existem os fóruns estaduais permanentes para a formação docente. Neles as políticas educacionais são monitoradas e encaminhadas no âmbito do estado. Além disso, há a construção dos planos municipais de desenvolvimento educacional, que correlatamente indicam os mecanismos de implementação no âmbito local dessas políticas. Como o processo de formação de professores efetivamente impacta e é impactado por essas instâncias e planos? Que aprendizagem comunicativa e orientações normativas comunicativas, dialogáveis e universais, são (ou podem ser) geradas ou não com essa sinergia (necessária)? Quais mecanismos de aprimoramento ético‑político,no âmbito da educação inclusiva, promotora dos direitos humanos, geradoras de comprometimento profissional com a melhoria das condições de trabalho e assalariamento dos professores são (ou podem ser) gerados a partir do PNE? O que significa, do ponto de vista ético, efetivamente, numa sociedade de classes, como a brasileira, campeã em desigualdade socioeconômica, gerar processos de formação de professores para uma boa educação? Ao redor dessas questões se debruça este projeto de pesquisa.

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