domingo, 25 de outubro de 2015

Crítica do Prof. Luiz Carlos Freitas ao processo de discussão da BNC

"Não há base para discutir a base" é o título da crítica do Prof. Freitas ao processo de discussão do BNC. Segundo ele, como a Base foi elaborada por 116 pessoas convocadas pelo MEC, e agora tem um pouco menos de dois meses para colaborações da sociedade, e dos diferentes segmentos das organizações de educadoras e educadores, o processo foi açodado. Ele critica os componentes da equipe à frente do processo (escolhidas à época de Cid Gomes estar no MEC). Para ler a crítica do Prof. Freitas, em seu blog, Link: Blog do Freitas

De qualquer modo, nos parece mais político participar das discussões. Fazer uma retirada em relação à discussão seria grave. Não apresentar nenhuma opinião é assegurar que prevaleçam exclusivamente as que já estão presentes.

Jorge Atilio S. Iulianelli

OUTUBRO 2015: Prazos para participação na construção de alguns processos do PNE 2014-2024

Atenção!

Sistema Nacional de Educação, Linha de Base para Monitoramento, Base Nacional Comum

O mês de setembro encerrou a oportunidade de participação individual na discussão online sobre o Sistema Nacional de Educação.

As organizações nacionais ainda podem contribuir entre setembro e dezembro, por meio do envio de análises ao e-mail: dase@mec.gov.br

Entre setembro a dezembro está previsto amplo debate nacional sobre as contribuições enviados. Mais sobre a agenda para a discussão do Sistema Nacional de Educação (SNE): Agenda SNE

Está em curso a discussão sobre a Linha de Base para o Monitoramento do PNE 2014-2024, proposta pelo Inep, o Link para baixar o documento da Linha de Base: Linha de Base para Monitoramento do PNE

Finalmente, e extremamente relevante, está aberta a discussão sobre a Base Nacional Comum, a BNC pode e a interação pode ser realizada por meio do Link: Base Nacional Comum (BNC)




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Inep lança documento de linha de base para o monitoramento do PNE

A publicação "Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base" oferece preliminarmente uma linha de base de indicadores selecionados pelo Ministério da Educação e pelo Inep para o monitoramento do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE). 

O documento está estruturado por análises descritivas das séries históricas dos indicadores. Os dados são provenientes das pesquisas do Inep (Censo da Educação Básica,Censo da Educação Superior, Saeb e Ideb), do IBGE (Pnad e Censo Demográfico) e da Capes (dados da pós-graduação), disponíveis na data de promulgação da Lei do PNE, em 25 de junho de 2014. 

O objetivo do documento é desencadear debates sobre os indicadores mais apropriados para o acompanhamento das metas estabelecidas no Plano.

Link para o documento:Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 : Linha de Base.

Sistema Nacional de Educação

Continua em discussão a proposta governamental para a elaboração de lei que regulamente o Sistema Nacional de Educação. Uma primeira reflexão é o documento do MEC, que pode ser acessado pelo Link seguinte:Texto produzido a pedido da SASE/MEC

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Questões fundamentais da pesquisa "Ética e o PNE 2014-2024"

O PNE é a mais recente construção coletiva, suas metas são necessárias – ainda que se possa aprimorar e mesmo reestruturar determinadas propostas. Parece, pois, necessário que investiguemos os efeitos diretos do PNE para as estratégias de formação de professores, em especial para a educação básica, para o qual existem os fóruns estaduais permanentes para a formação docente. Neles as políticas educacionais são monitoradas e encaminhadas no âmbito do estado. Além disso, há a construção dos planos municipais de desenvolvimento educacional, que correlatamente indicam os mecanismos de implementação no âmbito local dessas políticas. Como o processo de formação de professores efetivamente impacta e é impactado por essas instâncias e planos? Que aprendizagem comunicativa e orientações normativas comunicativas, dialogáveis e universais, são (ou podem ser) geradas ou não com essa sinergia (necessária)? Quais mecanismos de aprimoramento ético‑político,no âmbito da educação inclusiva, promotora dos direitos humanos, geradoras de comprometimento profissional com a melhoria das condições de trabalho e assalariamento dos professores são (ou podem ser) gerados a partir do PNE? O que significa, do ponto de vista ético, efetivamente, numa sociedade de classes, como a brasileira, campeã em desigualdade socioeconômica, gerar processos de formação de professores para uma boa educação? Ao redor dessas questões se debruça este projeto de pesquisa.